6 de março de 2014

Benefício dos Peixes na Alimentação


O peixe é considerado um alimento de fácil digestão e rico nutricionalmente, por ser fonte de proteína de elevado valor biológico, vitaminas do complexo B e minerais. A gordura é considerada de melhor qualidade comparada com a carne bovina, por ser rica em ômega 3. 


O ômega 3 é um tipo de gordura essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde. O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação. 
Estudos recentes mostram que o consumo de peixes trás benefícios para o coração e todo sistema cardiovascular e cerebrovascular. Os benefícios se estendem para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo: Diabetes, Acidente vascular cerebral (derrame),  Artrite reumatóide, Síndromes inflamatórias intestinais (colites), alguns tipos de Câncer e Declínio mental.  

A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos. 

Existem peixes gordos e peixes magros. Os peixes gordos são chamados assim, por sua gordura esta dispersar por toda carne e pele, são eles: Anchova, Arenque, Atum, Cavala, Cherne, Enguia, Espadarte, Lampreia, Moréia, Salmão, Sardinha.

Já os peixes considerados magros, a maior parte da gordura esta concentrada no figado, são eles: Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe Espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril, Truta.

É recomendado consumir peixes pelo menos duas vezes por semana. Lembrando que a forma de preparo é fundamental para que os benefícios sejam eficaz. Sempre opte em prepara-lo de maneira assada, cozida ou ensopado.

Sempre mantenha uma alimentação equilibrada, e se você ainda não consume peixes, inclua na sua dieta.


Referencias
- Consumption of lean fish reduces the risk of type 2 diabetes mellitus: a prospective population based cohort study of norwegian women. 2014 Feb 24;9(2).
- Effects of whole grain, fish and bilberries on serum metabolic profile and lipid transfer protein activities: a randomized trial (sysdimet). 2014 Feb 28;9(2).
- Livro: Nutrição Funcional; editora Roca. 


Beijos 
Pri Mendes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Muito Mais...