12 de março de 2013

Salve Jorge X Análise de Swot.

Salve Jorge!

Novela e Futebol todo mundo gosta de dar pitaco, eu também! Atendendo a pedidos, (por mais estranho que isto possa parecer) aqui estou eu e uns poucos caracteres a palpitar.

(“Pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então...” RsRs )

Obra da autora Gloria Perez, a novela (PlimPlim) Salve Jorge nasceu para transportar o público em uma viagem a diferentes culturas e comportamentos sociais. Assim como em suas obras anteriores, Glória Perez adotou a fórmula do merchandising social estabelecendo uma reflexão sobre o tráfico de pessoas.

Suas obras são conhecidas por aproximar o telespectador ao enredo da novela, muitas vezes em proporções tão expressivas, que foram capazes de influenciar em seu comportamento social/cultural. Em meio a esta característica, hoje os “críticos” especialistas em novelas tentam compreender porque Salve Jorge não faz parte do famoso celeiro de sucessos da autora.

Sob este ponto de discussão e no ponto de vista de uma publicitária, separei os prós e contras desta trama usando um recurso poderoso no qual conhecemos como Análise de SWOT.

Vejamos então um diagnóstico a partir de uma breve análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) da Noveleeenha:

Força:

- Alerta sobre o tráfico internacional de pessoas, que é uma ação aparentemente inacreditável, mas realmente existe e é muito grave.
- Um romance daqueles que não é pra ser, mas vai. (E Olha lá, não dá liga Rs)
Mais algum...? Não.

Fraqueza:

- Erros graves de continuidade em grande parte dos capítulos.
- Núcleo grande e confuso, interpretação ruim de “atores status” como a tia Vera Fischer que parece um robô e fica sentadinha naquela recepção 24h por dia, a Cléo Pires que... que... nem sei como definir a interpretação dessa moça, a Cissa Guimarães que apesar de ser uma boa atriz, parece que foi convidada por solidariedade e por ai vai.
- Faz parecer que o público é tão bobo a ponto de não se incomodar com o jeito torto e desleixado com que a autora tenta “amarrar” a trama.
- Debocha do comportamento dos moradores do Morro do Alemão.
- Trama arrastada, roteiro ruim demais da conta.

Oportunidades

- Não é todo mundo que gosta da novelinha da emissora mais feliz do Brasil.
- Existem pessoas que assistem Salve Jorge para reparar os erros de continuidade (tipo... eu.).
- Existe gente carente e sozinha no mundo que gosta da companhia da novela porque é da rede bobo, digo, rede globo em horário nobre e quer apenas consumir e não questionar. (ave!)


Ameaças

- Dizem as más línguas que a baixa audiência do Jornal Nacional não sustenta a audiência para a novela. (desculpinha esfarrapada).
- A Novela do canal concorrente tem conquistado uma parte da audiência e a dispersa para o inicio da Salve Jorge.
- O público cansa de ser enrolado com tanta estória mal contada e ao invés de se entreter acaba irritado.
- O público percebe que existe vida sem novela.
- O facebook atrai e conquista muito mais que a novelinha.
- Meus ouvidos não aguentam mais o Seu Jorge repetindo “Olhando para o céu eu sou capaz de ver (Salve Jorge) Na lua, Salve Jorge”.  Gente, salva essa Morena Logo!
- Livros
- Controle remoto. Rs

Diagnóstico: No fim, daremos Glória a Deus por nos livrar da agonia de Salve Jorge.

“... Se amanhã não for nada disso, caberá só a mim esquecer, e eu vou sobreviver...” Rs

PS: Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre análise de SWOT e simular um breve diagnóstico sobre sua empresa, seu trabalho, seu namoro, sua vida, acesse: http://www.sobreadministracao.com/como-aplicar-a-matriz-swot-na-sua-vida-pessoal/ .

Beijokas,
Cris Savalho.




2 comentários:

  1. Não gosto de fazer comparações, mas a Avenida Brasil era sem dúvida muito bem armada.
    Tinha erros de continuidade "irrelevantes", de repente um cara aparece engravatado no inicio da cena e no fim estava sem, um angulo o personagem esta com um penteado ou um acessorio qualquer e em outro na mesma cena esta sem ou diferente, maaaaaaas erros de continuidade graves na trama/roteiro, não. Isso é um bônus particular da mémoria (ou a falta dela) da Glória Perez. Rs
    (Ave, eu falo demais... RsRs)

    ResponderExcluir

Comente Muito Mais...