De tempos em tempos, “super alimentos” se destacam na mídia e nos cardápios de pessoas que estão sempre em busca de fórmulas para emagrecer.
Agora, o fruto da vez é a goji berry, é um fruto nativo da Ásia Oriental, e é muito utilizado na medicina tradicional chinesa para aliviar um espectro de doença de saúde.
Nos últimos 10 anos, goji berry tornou-se tremendamente popular em todo o mundo devido ao seu potencial medicinal e principalmente pela fama de alimento milagroso para emagrecimento que o marketing usa como estratégia de venda. Onde estudos mostram que ele não tem esse poder (emagrecedor).
Um desses estudos foi realizado na china com 60 adultos, onde foram divididos em 2 grupos, 30 consumiram 120 ml do suco de goji e 30 consumiram placebo (uma mistura qualquer) por 30 dia.
O grupo que consumiu o suco mostrou um aumento significativo na sensação geral de bem-estar, tais como fadiga e sono, e mostrou uma tendência para o aumento da memória de curto prazo e foco entre pré e pós-intervenção, o grupo placebo não apresentaram alterações positivas significativas nestas medidas. Não há reações adversas, sintomas anormais, ou ALTERAÇÕES DO PESO CORPORAL em ambos os grupos.
Em conclusão, o consumo diário de goji barry aumentou significativamente várias respostas imunológicas e sentimentos subjetivos de bem-estar geral, sem quaisquer reações adversas.
Comer goji berry não garante emagrecimento e, caso os maus hábitos alimentares e estilo de vida permaneçam, é claro que não ira emagrecer e sim continuar ganhando peso.
Por ser muito rico em diversas vitaminas, em especial, riboflavina, tiamina e vitamina C (42mg/100g) que é um poderoso antioxidante, o goji berry tem ação anti-inflamatória, atua contra a hipertensão, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, aumenta os níveis de colesterol bom (HDL) e regula os níveis glicêmicos sendo ótimo para diabéticos.
Portanto, não é cientificamente comprovado que o goji berry atua com eficacia no emagrecimento como é popularmente conhecido, para isso se faz necessário realizar mais estudos para que seja comprovado esse efeito. Alimento nenhum por si só, tem essa ação. Sempre leve uma vida ativa e uma alimentação saudável. Procure sempre um nutricionista para alinhar a alimentação a suas necessidades.
Referencias
- Amagase H, Nance DM. A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical study of the general effects of a standardized Lycium barbarum (Goji) Juice, GoChi. J Altern Complement Med. 2008;14(4):403-12.
- Potterat O. Goji (Lycium barbarum and L. chinense): Phytochemistry, pharmacology and safety in the perspective of traditional uses and recent popularity. Planta Med. 2010;76(1):7-19.
Beijos
Pri Mendes
Pri Mendes
Olá, adorei as suas fontes e irei utilizar no meu trabalho, uso o goji e realmente tenho tido os benefícios citados no texto. Recomendo do emporium sim sim, bjo!
ResponderExcluirQue bom! Se precisar de ajuda entre em contato com a nossa nutricionista. E boa sorte com o trabalho :D
Excluir