O mercado de produtos light e diet esta ficando cada vez mais rentável e consistente a cada ano e não só o consumi aumentou, a grande variedade de produtos também vem crescendo a cada dia.
Quando vamos ao supermercado nos deparamos com uma enorme variação de marcas e tipos de alimentos e muitas vezes em uma mesma marca verificamos que existe o produto diet e o light e muitos consumidores tem dificuldade de diferencia-los.
Quando vamos ao supermercado nos deparamos com uma enorme variação de marcas e tipos de alimentos e muitas vezes em uma mesma marca verificamos que existe o produto diet e o light e muitos consumidores tem dificuldade de diferencia-los.
Mas e aí, qual a diferença entre eles?
Os produtos diet são isentos de algum nutriente, na grande maioria isento de açúcar, gordura ou glúten e são considerados alimentos para fins especiais.
Existe uma legislação vigente estabelecida pela ANVISA (Portaria SVS/MS nº 29/01/98) que cita a seguinte definição para produtos diet: “Alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequando à utilização em dietas diferenciadas e/ou opcionais, atendendo às necessidade de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas”.
Ou seja, os produtos diet são para pessoas com restrição a algum nutriente, como por exemplo, o portador do diabetes (restrição ao açúcar), o celíaco (restrição ao glúten) e pessoas com colesterol elevado (restrição a gordura).
Os produtos light são aqueles com redução mínima de 25% de algum nutriente, seja os açucares, as gorduras totais, o sódio ou colesterol total. Com base na legislação vigente os produtos denominados light devem conter também 25% menos de calorias comparados com os produtos convencionais. Esses produtos são indicados para pessoas que buscam o bem estar e levar uma alimentação mais saudável.
Uma nova denominação surgiu como estratégia de marketing para atingir públicos diferentes com produtos semelhantes foi o “ZERO”. O produto zero nada mais é que um sinônimo do diet. Ele na grande maioria é isento de açúcar, como por exemplo os refrigerantes “Zero Açúcar”.
Sempre quando se retira totalmente um nutriente (produtos diet e zero), a industria alimentícia aumenta outro, no caso do refrigerante zero aumenta-se o sódio e nos sorvetes e chocolates diet aumenta-se a gordura.
Sempre quando se retira totalmente um nutriente (produtos diet e zero), a industria alimentícia aumenta outro, no caso do refrigerante zero aumenta-se o sódio e nos sorvetes e chocolates diet aumenta-se a gordura.
Portanto, você que quer emagrecer muito cuidado ao consumir produtos diet. Uma melhor opção para o emagrecimento são os produtos light. Eles possuem sabor parecido com os produtos tradicionais, mas com redução de gorduras e açúcares.
É importante ressaltar que de nada adianta comer o alimento light em grande quantidade, uma vez que a redução na maioria dos produtos é de apenas 25%, sendo assim, o light pode engordar da mesma maneira. Cuidado no consumo!!!!
Procure sempre um nutricionista para alinhar sua alimentação conforme suas necessidades.
Referencias:
-Portaria SVS/MS nº 29, de 13 de janeiro de 1998
-Portaria SVS/MS nº 27, de 13 de janeiro de 1998
-Hara CM. O perfil do consumidor de produtos light e diet no mercado de varejo supermercadista de Campinas. Revista Técnica. FIPEP, São Paulo, SP, v.3, n.1/2, p. 39-48, jan/dez 2003.
-Portaria SVS/MS nº 27, de 13 de janeiro de 1998
-Hara CM. O perfil do consumidor de produtos light e diet no mercado de varejo supermercadista de Campinas. Revista Técnica. FIPEP, São Paulo, SP, v.3, n.1/2, p. 39-48, jan/dez 2003.
Espero ter ajudado :)
Beijos
Pri Mendes
Pri Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Muito Mais...