8 de outubro de 2013

Santiago do Chile: amor à primeira visita

Santiago do Chile inspira amores, olhares e longas caminhadas.
São avenidas amplas, incontáveis praças, parques e pontos turísticos, sempre com a imponente Cordilheira dos Andes como inspiração maior.



Para quem gosta de belas paisagens e cultura, é o destino ideal. No meu caso, foram cinco dias inesquecíveis, nos quais fiz um milhão de coisas e mesmo assim, voltei com a sensação de que não consegui visitar e conhecer todos os lugares que queria.
Acredito que seja muito difícil ir à Santiago uma vez sem sentir vontade de voltar.

A mão na roda da cidade é o sistema de metrô, organizado, eficiente e limpo. Os bilhetes mudam de valor conforme o horário, então tente comprar o bilhete de volta só na hora de retornar ao hotel.

Pelo centro da cidade, minha sugestão é um passeio a pé. As atrações turísticas ficam relativamente próximas e você ainda pode dividir o espaço com um lindo e carente cachorro de raça, que segundo um taxista, são abandonados na rua quando deixam de ser filhotes. A boa notícia é que eles são dóceis e aparentemente são bem tratados pelas pessoas nas ruas. Só querem mesmo um pouco de carinho.

Santiago é uma cidade divida em comunas. Eu fiquei hospedada em Las Condes, um bairro novo e elegante, mas que, assim como Vitacura, é cortado por grandes avenidas e viadutos. Mesmo assim ainda tivemos (eu e o maridão) boas caminhadas por lá, pois uma das características de lá são as calçadas (muito) largas.

  
O táxi também não é caro e é uma boa opção para passeios noturnos.
Carro eu acredito que não seja uma boa opção, pois os esquemas de ruas e trânsito são bem diferentes daqui.

A locomoção em Santiago no meu caso foi muito intuitiva, pois vários passeios foram feitos apenas com uma mapinha, um bilhete de metrô e uma ideia na cabeça. Mas para conhecer as principais atrações turísticas, aquelas que ninguém pode deixar de conhecer, além do metrô, existem os charmosos ônibus hop-on hop-off da Turistik. Eu utilizei as duas opções.

Em Santiago também há opções de excursões maravilhosas pelas redondezas, como Vinã Del Mar e Valparaíso, Isla Negra, as vinícolas e a própria Cordilheira dos Andes. Para a última é bom informar que você encontrará neve garantida e estações de esqui funcionando entre o mês de julho e meados e setembro.
Como minha viagem de lua de mel começou no dia 24, uma semana após a última nevasca, algumas estações já estavam fechadas (mas esse não era meu interesse).
Nesse caso, uma boa opção é fazer uma visita panorâmica pelos Andes, uma viagem com curvas inesquecíveis, paisagens únicas e claro, neve, muita neve e frio no alto das montanhas.

A última parada é a famosa estação de esqui Vale Nevado. 



Bom, Santiago é muita coisa pra um único post. Volto na próxima falando de algumas atrações específicas pelas quais me apaixonei.


Beijinhos, 
Paula Savalho

Um comentário:

Comente Muito Mais...