16 de agosto de 2013

Sinuca, Snooker, Snookers...

Estava eu escrevendo o post de dia dos pais e a lembrança do meu pai me inspirou sobre o tema de hoje. Meninos e meninas, hoje vamos nos aventurar no universo estiloso e preciso da: Sinuca. Vamos falar brevemente sobre o esporte, jogadores, ver alguns vídeos que mostram a destreza e habilidade de alguns dos meus quase "ídolos" e informações básicas. haha



Pra início de jogo:

Quem é José Rui de Matos Amorim?


É o Rui Chapéu, Ex-caminhoneiro, nascido em Itabuna – BA, Rui chapéu ficou famoso mundialmente por sua técnica e grandes tacadas no snooker. 
Em 1984 foi convidado por Luciano do Valle – apresentador e locutor  - para apresentar suas jogadas na telinha (aulas de bilhar e campeonatos de sinuca) aos domingos na rede bandeirantes de televisão.
A continua exposição da atividade na tv contribuiu para que a sinuca se apresentasse ao país como um jogo competitivo e respeitado, sendo antes vista como “jogo de malandro” e em 1988 passou a ser considerada esporte.

Esse sucesso fez com que Rui Chapéu apreciasse a ideia de jogar esportivamente e competir além de continuar com as apresentações Brasil a fora. Rui se tornou um dos mestres da sinuca brasileira e competiu com grandes jogadores do cenário internacional. Sua primeira e valiosa vitória viria em 1986 quando derrotou Steve Davis que na época era campeão mundial e também foi um divisor de águas para o esporte na Inglaterra.

Rui chapéu se “aposentou” e joga apenas por hobbie e faz apresentações, mas não participa de campeonatos devido a problemas de nervo ciático.


Rui nas campanhas Publicitárias:

Mulher ganha de Rui Chapéu na sinuca!

Este vídeo faz parte da campanha públicitária dos whiskeys Old Eight com o grande jogador de sinuca Rui Chapéu. No vídeo Rui perde para uma mulher e declara que formará uma liga de 8 jogadores para desafiar Mariana Carvalho, conhecida como "A Invencivel".
Neste Link: https://www.youtube.com/watch?v=fNeDQC1-irE

No Bahrem Snooker Bar, Rui Chapéu e Bruna Ramos, selecionaram o Egon para integrar a Liga dos 8:



Conhaque Dreher - Rui Chapéu 1986


Estou puxando sardinha pra história do Rui obviamente porque ele começou toda a festa por aqui, mas o Brasil é dotado de outros e ótimos craques: 

O digníssimo Igor Almeida Figueiredo, o Jota (Jose Divan), Carne Frita (Walfrido Santos hehe), Jesus G. Sanches, o Roberto Carlos (também participava do programa com o Rui), o Fabinho, o NoelValdir Ribeiro (carioca), Jorge Dias, José Carlos (meu pai) ... haha brincadeirinha! Rs 

Malandros internacionais: O estiloso Ronnie O'Sullivan (atual campeão mundial de snooker), o classudo Steve Davis, o cara de poucos amigos Stephen Hendry, o pequeno e elegante Trump... Judd Trump.





Alguns vídeos dessa galera jogando:

Rui Chapéu (tomando um rola) Vs Steve Davis!
Neste link: https://www.youtube.com/watch?v=vvgNAEl_rZQ&list=PLB955529EC17AFC49


Steve Davis Vs Stephen Hendry [88 UK Championship Semi Final]
(aqui é o primeiro vídeo da partida, se tiver um tempo e gostar de sinuca a valer, assista os 15 e surpreenda-se!)



Steve Davis em uma Apresentação Engraçadinha no German Masters 2012.



Igor Figueiredo -  2012.



Ronnie O'Sullivan vs Judd Trump - 2013 WSC - Frame 21 (Frame Sufoco hehehe)



Trump! Trump! Trump! RsRs
http://www.youtube.com/watch?v=UuWeDokh7Zk

e:




Noel x Hendry - Partida realizada no Brazil Masters, no Costão do Santinho - Florianópolis.




Jogo de Azar, sorte? Não!

A sinuca é um esporte que envolve habilidade, conceitos de matemática/geometria e física:




Ex: Tacada: efeito físico básico é o da colisão, praticamente mesmo da Terceira Lei de Newton - Ação e Reação, assim quanto mais forte e precisa for a tacada maior a velocidade da bola atingida.

Força X Distância: A força necessária para movimentar a bola a ser tacada pode ser calculada pelo golpe do taco tanto em intensidade quanto distância percorrida (lei da conservação de movimento linear: mesmo movimento aplicado na tacada vira velocidade na bola atingida).

Calculo de vetores: Intensidade, direção e sentido de uma força, conceito usado involuntariamente para bola ir exatamente onde você deseja.

(Por isso papis jogava otimamente bem e eu... não! Rs)


Veja essas jogadas ensaiadas simplesmente SENSACIONAIS e me conta se você sabe fazer um massê básico. RsRs

O japa danado! (a qualidade do vídeo é duvidosa, mas é ótimo!)


Ah! Dá uma olhada nas Jogadinhas ensaiadas do tio Betão:
(a dos copos de cerveja eu faço fácil fácil e você?)



Tacadíssima de Mestre



Antigamente sinuca era sinônimo de jogo de malandro. Assiste essa cena! 
Desafio do Malandro - Cena incrível extraída do filme Ópera do Malandro de 1985.
Péeeeerola! 



Um entrave para esporte ser aceito nas Olimpíadas é a falta de unidade: parte dos países segue a regra do snooker inglês (caso do Brasil), enquanto outros adotam o pool americano.

As duas variações divergem entre si no regulamento, tamanho da mesa, peso da bola e diversas sutilezas que, para um leigo, podem parecer supérfluas.
Esses detalhes, porém, fazem do pool e do snooker jogos tão distintos quanto o tênis e o squash. Viu? Rs




Você sabia que a SINUCA FAZ BEM a saúde?

A sinuca é um esporte para qualquer idade e seguramente está presente na diversão de todas as classes sociais, qualquer boteco nos deparamos com uma mesa de sinuca.

Assim como outros esportes a prática desta atividade beneficia a saúde. Aguça, otimiza e recupera casos de pouco reflexo, percepção, distúrbios de sistema nervoso central e concentração.
Alguns estudos também apontam para melhorias de pessoas que tenham dificuldade psicomotora, proporciona desenvolvimento cognitivo e sociabilização devido o jogo ser praticado com mais de um “atleta”, além de prevenir rigidez muscular, stress e problemas na coluna já que é preciso caminhar bastante e realizar vários movimentos durante a partida.

Vídeo com dicas básicas:
Dicas para principiantes com a tetra-campeã paulista e campeã brasileira de sinuca. 
Algunss fenômenos da sinuca e do bilhar.  Enjoy se você é noob na modalidade e você também que joga a bastante tempo, como a Taioli exemplificou, existe pessoas que jogam a 30 anos e não desenvolveu "o jeitinho". Rs



Para você jogar precisará de:

Bar ou casa, Amigos, 1 Mesa de sinuca, Tacos, Cruzeta, Bolas lisas e numeradas, Giz,
Triângulo (ou mãos e cotovelos rs), Aulas de geometria e física e como sinuca não é um jogo de azar, não adianta ter sorte. RsRs

Jogo Virtual:

Você joga sinuca, Sabe fazer jogadinhas ensaiadas, um Massê, Draw, Jump? Rs
(sei fazer Jump – claro que é quando dou uma tacada errada rs)

Comente o post!

Immerse Your Soul In Love
Cris Savalho

3 comentários:

  1. Cris savalho, Adoro jogar sinuca, mas não sei nem metade das regras...só brinco. Legal você apresentar os jogadores e um pouco sobre o esporte, nunca tinha visto vídeos de campeonatos... realmente a sinuca não é para qualquer um. =/
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi,venho aqui por meio das Blogueiras Unidas!
    me inscrevi e achei interessante seu blog com temas super legais,fique certa de que sempre estarei por aqui para ver mais novidades
    1000 beijos!fique com Deus.
    meu blog:http://blogdideza.blogspot.com.br/
    fan page:

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Andreza, faremos o melhor que pudermos para continuar com assuntos interessantes, diferentes. de vez em quando gostamos de fugir um pouco do mesmo de sempre e abordar assuntos aleatórios. rs

    Bjks

    Cris Savalho

    ResponderExcluir

Comente Muito Mais...